Pragas e doenças
       A Campos & Jardins identifica e controla pragas e doenças de espécies vegetais, procurando sempre oferecer um controle alternativo que não cause danos ao meio ambiente ou à saúde humana. Com parceria com os melhores laboratórios, a Campos & Jardins tem sempre a preocupação de garantir a qualidade dos resultados e as melhores técnicas para seus clientes.

       A ocorrência de doenças em plantas é considerada como um dos fatores limitantes para o desenvolvimento e produção vegetal. A identificação e a caracterização das principais doenças fornecem informações imprescindíveis para que seja possível estabelecer sistemas de controle preventivo e curativo dos agentes causadores de doenças. Com a finalidade de facilitar a identificação e o diagnóstico, você pode utilizar alguns procedimentos para coletar amostras. Depois, é só enviar para a Campos & Jardins realizar a análise.


Procedimentos para separar amostras para identificação e controle de pragas e doenças:
  • Coletar plantas ou tecidos com sintomas iniciais ou intermediários. Tecidos mortos inviabilizam o exame fitopatológico.
  • Acondicionar as amostras em sacos de papel e em ambiente sem umii. Se for saco plástico, fazer perfurações.
  • Tipos de amostras:
    • Tecidos: podem ser quaisquer tecidos vegetais como raízes, ramos, folhas ou frutos que apresentam sintomas.
    • Folhas: separar de 5 a 10 exemplares, evitando dobrá-los ou amassá-los. Quando a folha for pequena, enviar um exemplar da planta inteira.
    • Frutos: coletar de 2 a 6 frutos, acondicionando-os em caixas para evitar danos.
    • Ramos e Galhos: selecionar de 4 a 8 exemplares, cortando-os em pedaços menores – quando for o caso. Considerar todas as partes que apresentam sintomas.
    • Raízes: quando possível, prefira coletar a planta inteira com o solo aderido. A amostra deve ser acondicionada em papel ou jornal ligeiramente úmidos e envoltos por saco plástico. Não se deve enclausurar a planta.
  • Enviar o material acompanhado das informações: espécie/cultivo, porta – enxerto, data da coleta, idade da planta, área cultivada, porcentagem de plantas infectadas e quais agrotóxicos foram utilizados.

Veja Também


- Fertilidade do solo


Desenvolvido por: ArtEffect Comunicação